Manchas causadas pelo sol: Saiba prevenir e tratá-las



Uma das muitas queixas das mulheres que procuram o dermatologista, talvez a maior, sem dúvida, são as manchas no rosto, que aparecem, na maioria das vezes, pelo excesso de exposição ao sol.

Para quem não sabe, os raios solares colaboram para que a melanina se acumule, causando manchas escuras, mais comuns no rosto, mãos e braços, já que essas regiões do corpo estão mais expostas ao sol.

Além da prevenção, com cuidados simples, há diversos tratamentos para amenizar essas manchas causadas pelo sol, que podem ser naturais ou através de cremes manipulados e peelings, e é isso que mostraremos agora, dicas e tratamentos para prevenir e amenizar as manchas causadas pelo sol.

 

Como prevenir as manchas causadas pelo sol

  • Evitar a exposição excessiva ao sol;
  • Aplicar o protetor solar todos os dias, mesmo que não faça sol ou que não saia ao sol, renovando a aplicação a cada 3, ou 4 horas, e o fator de proteção vai depender da sensibilidade da sua pele, ou seja, quanto mais fácil for o aparecimento das manchas causadas pelo sol, maior deve ser o bloqueio solar através do creme. Vale lembrar que a exposição à radiação da tela do computador pode ter quase que o mesmo efeito que os raios solares na pigmentação da pele.

Receitas caseiras

Glicerina, limão e água de rosas
Misture partes iguais de glicerina, suco de limão espremido na hora, e água de rosas. Aplique na área a ser tratada, todos os dias, deixando por meia hora. O ácido do limão branqueia, a glicerina amacia, e a água de rosas garante o frescor da pele.

Máscara de fruta
Amasse a polpa de abacaxi, morango, tomate, ou papaya, qualquer uma dessas frutas, desde que esteja bem madura, e deixe agir no rosto por meia hora, devendo aplicar a máscara diariamente, até obter o efeito desejado.

Leite azedo e mel

Misture leite azedo com um pouco de mel e aplique nas manchas. O leite azedo libera ácido lático, que é um esfoliante natural e o mel, impede o ressecamento.

Batata crua
Aplique rodelas de batatas cruas sobre as manchas por quinze minutos e depois enxágue com água fria. Faça até que as manchas desapareçam.

Leite em pó, mel, limão e óleo de amêndoas

1 colher de chá de leite em pó, 1 colher de chá de mel, 1 colher de chá de suco de limão e 1/2 colher de chá de óleo de amêndoas. Aplique sobre o rosto e deixe por quinze minutos, depois enxágue bem.
Já o óleo de mamona é famoso por ser altamente eficaz para retirar as manchas provocadas pelo sol.


Pepino, clara e leite de rosas
Bata um pepino com duas claras batidas em neve e uma xícara de leite de rosas, coe e aplique sobre a pele manchada, deixando por meia hora. Enxaguando a seguir.

Tratamentos para Manchas causadas pelo sol

 

Clarinskin II

Esse ativo é um dos mais procurados, pois é um poderoso agente despigmentante extraído do gérmen do trigo que possui uma grande vantagem: é liberado para o uso em gestantes.

Cremes com hidroquinona

A hidroquinona (1,4-benzenodiol) é muito utilizada para eliminar manchas na pele, é um composto orgânico aromático, é um difenol, um agente despigmentante da pele. É utilizada topicamente no tratamento de despigmentação de manchas dermatológicas como melasmas, sardas, lentigos senis, hiperpigmentação pós-inflamatória, dermatite de berloque.

A hidroquinona atua nas células produtoras de melanina, os melanócitos, bloqueando a produção e aumentando a degradação dos melanossomos, os corpúsculos intra-celulares que armazenam a melanina. A hidroquinona também bloqueia a ação da enzima tirosinase, que tem participação na formação da melanina. Precisa ser usada regularmente.

Nano White

Esse ativo tem efeito antioxidante, associa o despigmentante de origem vegetal, o arbutin a outros ingredientes de efeito antioxidante, como as vitaminas C e E e a glutationa.

Belides

Obtido da flor margarida (Bellis Perenis), é um clareador natural de alta eficácia que atua antes, durante e depois da formação da melanina na pele. Enfim, além de amenizar a produção de melanina, esse peeling tem polifenóis e flavanóides, que são antioxidantes e ajudam a prevenir o envelhecimento precoce.

Peeling ICP (Innovation Concept Peel)

Esse peeling é feito com a união de vários ácidos clareadores, como o salicílico, o retinóico e o kójico. Esse mix remove a camada superficial da pele e é um tratamento para a eliminação de todos os tipos de manchas pigmentadas incluindo sardas, manchas da idade, cicatrizes. Ele é aplicado pelo médico e deve agir no rosto durante 4 horas. Para dar o efeito necessário, é peciso pelo menos 3 sessões.



Comentar

five × 3 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.