Como usar e quais benefícios do alecrim para o cabelo



O alecrim é uma erva aromática muito utilizada na gastronomia. Mas seus usos vão além disso. Isso porque essa planta é rica em vitamina B6, em ferro, em cálcio, em magnésio, em fósforo e em potássio. Como tratamento natural, pode-se usar o alecrim para o cabelo quando desejar estimular o crescimento dos fios, evitar quedas em excesso ou caspas.

Benefícios do alecrim para o cabelo

Devido às propriedades naturais dessa planta, ela é muito indicada para aplicações estéticas e cosméticas. Aliás, há produtos da indústria da beleza cujo princípio ativo é o alecrim. Veja abaixo, portanto, os benefícios do alecrim para o cabelo.

1. Proporciona crescimento mais rápido

O alecrim tem propriedades que ativam a circulação sanguínea estimulando um crescimento mais acelerado dos fios.

2. Antiqueda

Ao estimular a circulação sanguínea, os fios passam a crescer de forma mais saudável. Além disso, o alecrim também possui efeito calmante e antiestresse para o couro cabeludo.

3. Combate a caspa

Por ser capaz de combater bactérias e fungos, o alecrim também é eficaz para eliminar caspas e outras impurezas capilares.

4. Retarda o envelhecimento precoce dos fios

O alecrim tem propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce do couro cabeludo.

Como usar alecrim no cabelo

Utilizar o alecrim no cabelo é super fácil, no entanto é contraindicado para gestantes e hipertensos. Outra a coisa a se ter em mente é evitar abusos. Utilize qualquer tratamento no máximo 3 vezes por semana.

Xampu e condicionador

Uma das formas de utilizar o alecrim para o cabelo é aplicando algumas gotas de óleo essencial de alecrim no xampu ou no condicionador. Depois aplique durante o banho.

Óleo de alecrim

Você pode comprar o óleo de alecrim em lojas de produtos naturais ou fazer em casa utilizando alecrim e azeite de oliva. Com o óleo em mãos, agite bem o frasco antes de usar e aplique algumas gotas no couro cabeludo. Massageie com a ponta dos dedos e evite o atrito com as unhas, pois elas podem causar feridas. Deixe agir por pelo menos 4 horas antes de lavar.


Chá de alecrim

Se você possui mais oleosidade no couro cabeludo, essa pode ser uma opção melhor. Faça 500 ml de chá de alecrim e utilize-o no banho. Massageie o couro cabeludo e enxague bem. Veja abaixo os ingredientes e como fazer essa infusão.

Ingredientes

  • Alecrim seco: 2 colheres de sopa;
  • Água: 2 xícaras.

Modo de preparo

1. Em uma panela, ferva a água.

2. Quando levantar fervura, adicione o alecrim seco e cozinhe por 3 minutos.

3. Retire do fogo. O líquido final tem aparência amarelada e marrom. Coe, deixe esfriar e aplique no cabelo durante o banho.

Outros benefícios do alecrim

Além de ser utilizado para tratamentos de beleza, o alecrim apresenta benefícios para a saúde. Você pode obter esses benefícios por meio da aromaterapia, de ingestão ou da inalação. Lembre-se que o uso do alecrim como tratamento alternativo não substitui a consulta médica e o acompanhamento de um profissional.

Essa erva possui propriedades analgésicas capazes de aliviar dores de cabeça ou musculares, por exemplo. Pode ser feita compressa de chá de alecrim na área afetada, pode ingerir o chá ou pode respirar o aroma do óleo essencial. Nunca deve-se ingerir o óleo essencial.

Por ser um vasodilatador, o chá muito bem diluído pode ser utilizado para inalações. Outra opção é aplicá-lo em um aromatizador de ambiente que permita líquidos alternativos. O alecrim também possui propriedades antissépticas, digestivas e antirreumáticas, auxiliando no bom funcionamento do organismo por completo.



Comentar

1 × three =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.