Aprenda um truque simples para limpar as grades do fogão usando amoníaco



Aprenda um truque simples para limpar as grades do fogão usando amoníaco

O amoníaco pode ser usado como desengordurante de cozinha, na limpeza de vidros, azulejos e outros materiais

Limpar o fogão pode dar muito trabalho, principalmente quando a boca e as grades estão incrustadas com gordura queimada.

Se você for tentar limpá-las com detergente e esponja, a tendência é que você passe muito tempo esfregando e gastando produto sem obter o resultado desejado.

Para fazer esse tipo de limpeza, é mais interessante recorrer a algum truque que facilite a nossa vida, nos poupando esforço e economizando nosso precioso tempo.

No caso das peças do fogão, a dica que vai ajudar você a fazer a limpeza muito mais rápido consiste em usar apenas um pouco de amoníaco, uma esponja e um saco plástico grande com zip lock – você pode usar outro tipo de saco também, desde que seja possível fechá-lo.

Acompanhe o passo a passo a seguir:

1. Remova as bocas e as grades do fogão que você deseja limpar

2. Coloque cada peça dentro de um saco plástico grande com zip lock

3. Aplique um pouco de amoníaco dentro do saco plástico, de preferência com a ajuda de um spray

4. Feche o saco plástico, lacrando bem toda a abertura. Essa etapa é importante para evitar que os vapores do amoníaco se espalhem


5. Com o saco fechado, espalhe o amoníaco sobre a peça, esfregando levemente para que toda a superfície entre em contato com o produto

6. Deixe o amoníaco agir durante a noite. No outro dia, você vai notar que a gordura se soltou

7. Usando luvas protetoras, tire a peça do saco plástico e esfregue-a suavemente com uma esponja para remover a gordura

8. Lave a peça normalmente e pronto, ela estará limpinha novamente!

Cuidados no uso do amoníaco

O amoníaco, às vezes chamado simplesmente de amônia, é um produto de limpeza que consiste na solução feita a partir do gás de amônia diluído em água. Ele pode ser usado como desengordurante de cozinha, na limpeza de vidros, azulejos e madeira e como método removedor de manchas.

Apesar de ser um produto muito eficiente principalmente na remoção da gordura mais incrustrada, ele oferece alguns perigosos para a nossa saúde.

Os vapores do amoníaco produzem efeitos irritantes no sistema respiratório, podendo causar tosse, edema na laringe e no pulmão, crises de bronquite e inflamações, além de náuseas. Na forma líquida, ele pode causar queimaduras na pele e nos olhos.

Por causa disso, é recomendado sempre usar luvas ao manusear o amoníaco, além de manter as janelas abertas para ventilar o ambiente. Outro cuidado é jamais misturá-lo com água sanitária (aliás, qualquer mistura com água sanitária pode ser muito perigosa).

Não custa lembrar também que todo produto de limpeza deve ser mantido longe do alcance de crianças e animais.
Seguindo esses cuidados, você pode aproveitar o poder de limpeza do amoníaco para facilitar a sua vida com muito mais segurança.



Comentar

four × 2 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.